quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013


"Você sabe o que eu estou querendo dizer: é claro que faz parte de qualquer sonho acabar com a fome. Só que apenas isso não basta, cara. A fome dos homens não é só de comida, é também de liberdade, de fantasia, da possibilidade de sonhar. E a essas coisas qualquer ditadura impede o acesso, corta, proíbe, mesmo que acabe com a fome por comida. Aí as pessoas morrem de alma."
~ livro Carapintada

Apesar de tudo, a fome no mundo nos dias de hoje chega a níveis surpreendentes, a quantidade de pessoas que passa fome nos dias de hoje chega a mais de 900 milhões e  tem carência de uma alimentação adequada entre outros grandes problemas como moradia e acesso a água potável, cerca de 11 mil crianças morrem de fome todos os dias e muitas mais por contaminação da água, cerca de 1.3 bilhão de pessoas não tem acesso a água limpa e o que mais surpreende nisso tudo é que além de ter alimentos para erradicar a fome no mundo todo, grade parte toda essa comida vai parar no lixo todos os dias, chega a quase 50% dos alimentos produzidos no mundo sendo desperdiçados, o Brasil, como 4º maior produtor alimentício do mundo, desperdiça mais de 20%, quase 39 mil toneladas por dias, mais que suficiente para matar a fome de 19 milhões de brasileiros.
Talvez falte nas pessoas a consciência dessa grande carência que muitas pessoas enfrentam todos os dias, se as pessoas tivessem conhecimento que existe essa grande desigualdade no mundo, onde alguns tem comida em abundancia e chegam a desperdiçar boa parte disso, enquanto a maioria não sabem se vão dormir com algo em seus estômagos.Acredito que se houvesse uma conscientização e um movimento que incentivasse as pessoas  a diminuírem o  desperdício de alimentos e a cobrar de seus líderes que fosse feito uma mudança radical na grande desigualdade entre as pessoas esse número de famintos poderia cair.
Sabemos que como vivemos em uma sociedade quase totalmente capitalista, sempre haverá pessoas muitos ricas e a grande maioria de pobres, então tentar diminuir a desigualdade, nesse modo de sistema não seria muito eficaz, pois para que o capitalismo funcione essa diferença entre classes sociais é necessária, deve haver alguém mais pobre que sustente os mais ricos e que continuem enriquecendo-os achando que faz isso para sustento próprio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário