quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

antifascismo


O antifascismo é um movimento politico que se opõe a qualquer tipo de fascismo, sendo ele de formar militar, politica ou movimento ideológico. Para entender melhor o que é e como funciona o antifascismo, temos que saber o que é o fascismo e os motivos que levam tantas pessoas a se opor a tal ideologia.
O fascismo ganhou força na Itália entre 1920 e 1940, pelas mãos do ditador Benito Mussolini, que aplicou esse sistema politico, econômico e social em várias partes da Europa, tendo influenciado o ditador alemão Adolf Hitler. O fascismo visava o totalitarismo, o militarismo e o nacionalismo, os fascistas censuravam e reprendiam qualquer grupo de oposição. Os governos fascistas abusavam de censura para evitar críticas ao governo e assim facilitar a manipulação da opinião pública.
 





"… o indivíduo é desprovido de toda a liberdade inútil e possivelmente prejudicial, mas mantém o que é essencial; o poder determinante nesta questão não pode ser o indivíduo, mas unicamente o Estado…"

"o fascismo não acredita na possibilidade e nem na utilidade da paz"

(Mussolini, "Fascismo" - a Enciclopédia Italiana, 1932
Homenagem ao adestrador de cães, Edson Neris, que foi morto a chutes e golpes de soco inglês pode dezenas de Carecas do ABC. O crime aconteceu por causa da opção sexual de Edson e a partir de fevereiro de 2000 nasceram mobilizações de diversas entidades de defesa dos direitos humanos e agrupações de anarcopunks, iniciando assim a jornada Anti-Fascistas.
Baixe aqui um panfleto sobre a 13ª jornada anti-fascista em SP. 




 Os antifascista são contra qualquer tipo de violência e ideologias contra homossexuais, negros, imigrantes, moradores de rua e varias outras questões de homofobia, machismo, preconceito, racismo ou xenofobia e a muitos anos veem denunciando grupos que praticam esse tipo de violência.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário