sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Desrespeito Cultural

Mais uma vez os políticos brasileiros demonstram sua falta de escrúpulos perante aos índios, verdadeiros donos de nossa terra, que desde o 'descobrimento' do brasil veem sendo humilhados, escravizados e mortos por pessoas ignorantes que tem em mente apenas a ganancia.

Recentemente o Brasil presenciou a falta de respeito com os indígenas Guarani-Kaiowá, que ainda sofrem com processos judiciários pelo local onde viviam, e agora são os índios que vivem na aldeia do  Maracanã, que estão sendo despejados e, sem outro lugar para viverem, os índios ainda resistem as tentativas da policia de retira-los de lá.

Mas agora eu lhes pergunto,o que acontecerá com essa aldeia inteira se saírem de lá? Para onde iriam? Onde levariam suas famílias? Com o que sobreviveriam? Onde poderiam trabalhar, sem escolaridade? Como se adaptariam a nossa sociedade, que vive de um jeito totalmente diferente?

Fazer com que eles saiam de lá, por motivos idiotas, como a reforma de um estadio para a copa, é simplesmente dizer ao povo que se importam mais com o que oferecerão aos turistas, e o q fazem pelo povo? e os índios, que tem muito mais direito de viverem livres, onde quiserem, pois fomos nós que invadimos, que perturbamos a paz que eles mantinham antes dos brancos chegarem aqui. devo lhes dizer que eles sabem viver muito melhor que nós, nos achamos muito civilizados, mas usamos a violência para resolver questões simples, chamar de não civilizados um povo que sempre viveu em harmonia com a natureza, os animais e seu próprio povo é sermos hipócritas, nós que não somos civilizados, abusamos do poder e violência  vivemos numa sociedade que só liga para o dinheiro, deixamos de ser quem realmente somos e de fazer o que mais gostamos por ganancia, pelo dinheiro, destruímos a natureza, matamos os animais e nos sentimos no direito de fazer isso, nos sentimos superiores, quando na verdade não passamos de alienados.

Se já não bastasse tudo isso, mídia mente sobre o que realmente acontece por lá, em alguns jornais  como o da rede globo, falaram que alem da resistência da parte dos índios, lá era um ponto de venda de drogas, algo que foi desmentido por um índio  que revoltado, falou toda a verdade no meio da reportagem pedindo que fosse feita uma retratação, pois no local não havia venda de drogas.


Mas a capacidade humana vai alem, dois operários que apoiaram a permanência dos índios no maracanã foram demitidos após participarem de uma manifestação.Quando voltaram ao trabalho, um funcionário recolheu os crachás de ambos e disse para que voltassem apenas na segunda-feira, para definir a situação deles.

"Vão derrubar um patrimônio cultural, além de deixar desamparadas as pessoas que ali estão. Eu não concordo", defendeu José Antônio. Segundo Francisco, vários colegas pensam como eles mas têm medo de se manifestarem.

"Como cidadão, não acho que Cabral esteja fazendo um bom governo. Não acho legal destruir um monumento como este só para fazer nome ou dinheiro. Acho que isto é uma coisa com a qual ninguém pode concordar", disse Francisco.


Os indígenas ao saberem do que aconteceu com os operários, receberam-os com palmas e gritos de apoio e com o discurso feito por Marize de Oliveira, uma das líderes indígena.

Banda Cólera - Qual violência é pior?




Nenhum comentário:

Postar um comentário