segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Aos Professores


‎...“Prezado Professor, sou sobrevivente de um campo de concentração. Meus olhos viram o que nenhum homem deveria ver. Câmaras de gás construídas por engenheiros formados. Crianças envenenadas por médicos diplomados. Recém-nascidos mortos por enfermeiras treinadas. Mulheres e bebês fuzilados e queimados por graduados de colégios e universidades. Assim tenho minhas suspeitas sobre a Educação. Meu pedido é: ajude seus alunos a tornarem-se humanos. Seus esforços nunca deverão produzir monstros treinados ou psicopatas hábeis. Ler, escrever e saber aritmética só são importantes se fizerem nossas crianças mais humanas”...

— Texto encontrado após a Segunda Guerra Mundial, num campo de concentração nazista.


 Hoje resolvi falar sobre professores,  porque eles sempre estão aí, sendo comentados o tempo todo, e sempre fizeram parte de nossas vidas, eu particularmente sempre tive muitos problemas com autoridades, e professores se encaixam muito bem nisso, sempre mandando e praticamente nunca aceitam que estão errados porque são 'professores'. Desde que era pequena sempre gostei muito de aprender, mas aprender sozinha, descobrir por mim mesma, e acho que foi isso que resultou na minha teimosia com professores, mas afinal quem nunca teve um professor que 'odiava'? Sempre tem aqueles que não se contentam em apenas ensinar o conteúdo, querem ensinar o aluno como ser, tirando a sua personalidade.

Bom esse é mais um desabafo, mas queria mesmo dizer que apesar de tudo eu valorizo e muito os professores, concordo que eles mereciam melhores salários e condições de trabalho, e  que deveriam ser mais respeitados pelos políticos, afinal todos nós passamos por eles, podemos não gostar de alguns, fazer de outros nossos amigos, e de certa forma a coisa mais importante que pode vir de um professor não é seu conhecimento de línguas, matemática ou ciências, é seu conhecimento da vida, não de como sermos ótimos empregados, e sim de como sermos ótimas pessoas, o importante realmente não é aquilo que a gente aprende para ganhar dinheiro, é aquilo que a gente aprende para ser feliz, e isso realmente são poucos professores que ensinam.



Queria deixar um recado aos políticos, que parem de se preocupar em qual projeto vão fazer para conseguir roubar mais dinheiro, e pensem em qual projeto vão fazer para devolver a dignidade das pessoas, devolver o direito que temos de ter ótimas escolas, professores qualificados, salários decentes, a nível de pessoas que  se esforçam para repassar o conhecimento. Mas queria deixar um recado aos professores também  não basta só repassarem o conhecimento que lhe foi ensinado nas faculdades, ensinem sobre a vida, ensinem os alunos a terem opinião, a expor suas ideias, a seguirem o caminho da felicidade, ensinem que eles podem ser o que eles quiserem, que podem voar, que podem falar sem ser calados que podem mudar o mundo; ah, como eu queria que um professor me dissesse isso, ficaria talvez com lágrimas nos olhos de ver que tal adulto foi capaz de dizer que posso ser o que eu quiser, independente do dinheiro ou de como eu sou, ficaria muito grata ao professor que me dissesse " vá ser feliz" Queria aqui deixar também um recado aos alunos, que muitos como eu não tem paciência com aquele 'chato' que fica la na frente da turma falando, falando e falando. Queria dizer que ele quer passar conhecimento, muitos não tem paciência com a gente porque não fomos pacientes com eles também, se um dia um professor lhe disser o que eu ainda espero ouvir de um, agradeça por te-lo, esse é um professor que não se vê todo dia, esse tipo é mais que um professore, é um amigo, valorize-o, mas valorize os que você não gosta também, ele também se esforçou e ainda se esforça todos os dias para repassar o que aprendeu.












Nenhum comentário:

Postar um comentário